segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Religião

Em que acreditam os Espanhóis?


=>87% da população têm a sua religião como Católica romana.

=>5% dos cidadãos praticam outras religiões.

=>8% identifcam-se com nenhuma religião.



A liberdade de culto está garantida pela constituição Espanhola sendo a maior parte da população Católica.

Espanha tornou-se um estado-nação,isto aconteceu depois das lutas religiosas entre o Catolicismo, o Islamismo, o Judaísmo e o protestantismo.
Segundo a mais recente sondagem do Eurobarrómetro feita em 2005 à população espanhola constata-se que:



=>59% dos cidadães acreditam na existência de um Deus.

=>21% dos cidadãos areditam existir algum tipo de espírito ou força vital.

=>18% dos cidadãos não acreditam que exista algum tipo de espírito, Deus ou força vital.

O Catolicismo passou a ser a rligião Estatual em 1851 quando Governo assimou uma Concordata com a Santa Fé, mas este pacto foi renunciado em 1931, quando a Constituição Secular da segunda Repúblic espanhola impôs uma série de medidas que aeaçaram hegemonia da Igreja.



Religião Católica
A Igreja Católica está presente em assuntos religiosos que não se limitam só à religião, mas também à assuntos da sociedade. Esta religião
continua a receber tratamento especial em Espanha.
Entre os privilégios da religião Católica temos o facto de ser a única religião que pode receber financiamento estatual.
Em grande parte espanha é um país laico, isto demonstra que a religião em geral tem perdido o seu poder significativo sobre Espanha.
O Governo nestes últimos tenta legalizar casamentos de indivíduos do mesmo sexo e promover o aborto, sendo que tais atributos são estritamente proíbidos de acordo com a religião Católica.

Feriados

Dia de São Josh -19 de Março
Quinta- feira Santa -19 de Abril
Sexta-feira Santa -20 de Abril
Páscoa -22 de Abril
Dia de São Josh Artesano -1 de Maio
Ascensão -3 de Maio
Pentecostes -10 de Junho
Dia de São Pedro e São Paulo -29 de Junho
Fesival de Santiago -25 de Julho
Dia da Assunção -15 de Agosto
Dia da Virgem de Pilar e Comemoração da descoberta da América -12 de Outubro
Dia de Todos os Santos - de Novembro
Dia da Imaculada Conceição -8 de Dezmbro
Natal -25 de Dezembro



Religião Muçulmana


A religião Muçulmana foi introduzida em Espanha à 400 anos atrás pelos Árabes, estes touxeram grades avanços para a civilização.




Quando a religião muçulmana era a religião oficial da classe dirigente, em Espanha, uma política de liberdade de culto foi implantada em Espanha, que permitiu vários tipos de religião a serem seguidas em Espanha.

A herança da presença da religião Muçulmana é ainda visível em Monumentos espanhóis ,como nos jardins e palácios construídos após a conquista, nesta época muitos Católicos recorreram a religião muçulmana porque eram forçados a converter,mas muitos que não se convertiam eram obrigados abamdonar Espanha.


Isto significa que em Espanha, actualmente, existe (em grande número)seguidores da religõ muçulmana.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Dança


Salsa

A salsa é uma mistura de ritmos afro-caribenhos, tais como o som montuno, o mambo e a cubanos, com a bomba e a plena porto-riquenhas. A salsa nasceu em Cuba, por volta dos anos 60 , é parecida ao mambo da década de 1950, também é influenciado pelo merengue (da República Dominicana), do calipso de Trinidad e Tobago, da colombiana, do rock norte-americano e do reggae jamaicano. Hoje é uma mistura de sons e de ritmos mais modernos como o rap ou techno.

Salsa, em castelhano, quer dizer tempero, e é uma música com sabor. O movimento que promoveu este novo estilo de música latino-americana começou em NovaIorque, quando um grupo de jovens músicos começou a mesclar sons e ritmos visando criar uma sonoridade que tivesse um "sabor" latino-americano.

Bachata

A bachata desenvolveu-se na República Dominicana. O ritmo apareceu por volta dos anos 60.Pela popularidade da salsa e do merengue que já tocavam em rádios populares, os músicos que tocavam bachata foram forçados a desenvolver e produzir a sua própria musica.

As músicas tratam geralmente de assuntos românticos: o gênero musical foi denominado com o nome amargue e depois chamado de bachata.

A batchata tem um estilo romântico latino-americano, como destaque nas canções é muito parecido com as canções de bolero conhecido pelos brasileiros.

Este tipo de dança e influência pelo merengue e da música latino-americana tocada com guitarras, o ritmo alcançou novos países e fez com que a bachata fosse mais acessível tanto para dançar quanto para vender sua música.

A música é quase sempre tocada por guitarras (eléctrica ou acústica) cujo som é alterado por efeitos de três elementos combinados. O uso de arpegios é a base da melodia. A música é tocada em muitos países.

Flamenco

O flamenco é um estilo e um tipo musical de dança que é influenciado pela cultura cigana, mas também tem raízes mais profundas na cultura musical mourisca.

A cultura do flamenco vem da Andaluzia em Espanha, e tornou-se um dos ícones da música espanhola e até mesmo da cultura espanhola em geral.

O novo flamenco é uma mistura musical de rumba, Salsa, pop, rock e jazz.

Depois começou a ser acompanhado por guitarra (toque), palmas,sapateado e dança (baile). O toque e o baile que também podem ser utilizados sem o cante, embora o canto permaneça no coração da tradição do flamenco.

Muitos dos detalhes do desenvolvimento do flamenco foram perdidos na história da Espanha e existem várias razões para essa falta de distinções históricas:

Os tempos tumultuosos dos povos envolvidos na cultura do flamenco.Os mouros,os ciganos e os judeus foram todos perseguidos e expulsos pela inquisição espanhola em diferentes tempos durante a Reconquista Espanhola.
Os ciganos possuíam principalmente uma cultura oral. As suas músicas eram passadas às novas gerações através de actividades em comunidade
O flamenco não foi considerado como arte sobre a qual considerasse importante para escrever durante muito tempo.

Há vários artistas actualmente que começaram a mudar o panorama da música latina.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Política de Espanha




Monarquia Parlamentarista Espanhola


A política de Espanha é formada por condições administrativas, que funcionam graças a leis, dos orgãos legislativos. Espanha é classificada como um país que possui a forma de Monarquia parlamentarista, esta forma de Governo exerce a maior parte da responsabilidade legislativa, e governamental das cortes gerais.

O sistema parlamentarista é feito depois das eleições legislativas, para que o Rei de Espanha faça a proposta do Presidente do governo.

O Rei pode dissolver as Cortes se não há um critério uniforme de governo sendo possível novas eleições.


História recente


Em Espanha, aproximadamente de 1939 há a restauração da democracia. Entre 1975 até 1978 há o período conhecido como Transição espanhola.



Durante a época de transição há a troca de regime, passando do Franquismo à actual monarquia Parlamentar.


Em 1981, há o surgimento de grupos rebeldes da guarda civil que tentam impor uma ditadura militar, mas a maioria das forças armadas Espanholas permanecem leais a sua majestade, rei Juan Carlos, quem empregou a autoridade real para acabar com a tentativa de golpe de estado.


No inicio do ano de 1982, Espanha se une à organização do Tratado do atlântico Norte (OTAN).

Nos anos seguintes Espanha reconstrói o modelo autonómico do qual se produz as trocas importantes na politica social, muito atrsada por causa da ditadura. Este período também esteve marcado por escândalos políticos de corrupção e de terrorismo de Estado(GAL).

Durante a primeira legislatura, Espanha conseguiu os objectivos da Economia da União Europeia.


Chefe de Estado


Espanha é um reino.

Sendo assim o rei é igualmente o Chefe de estado.

Por ser uma monarquia hereditária, o sucessor só pode ser aclamado quando o rei falece ou quando este resigna ao trono.

O Chefe de estado é símbolo da sua unidade e permanência, este arbitra e modera o funcionamento regular das instituições democráticas, assume a mas alta representação do Estado Espanhol nas relações internacionais.




O rei ao ser proclamado diante as Cortes Gerais, prestará juramento de desempenhar fielmente as suas funções, guardar e fazer guardar a constituição e as leis e respeitar os direitos dos cidadãos e das Regiões Autónomas. O príncipe herdeiro, ao alcançar a maioria de idade presta o mesmo juramento que o rei ao desempenhar as suas funções.








Poder Legislativo


A bancada legislativa é composta pelo congresso de deputados, eleitos pelo voto popular com mandato de 4 anos. O Senado tem 259 "cadeiras", das quais 208 são eleitas pelo povo, alugumas são indicadas pelos legisladores regionais sendo, o mandato com o contracto de 4 anos.

O poder legislativo do estado está a cargo das Cortes Gerais, que representam o povo espanhol e controlam a acção do Governo.As Cortes são formadas por duas Câmaras: o congresso dos deputados e o senado.Trata-se de um sistema parlamentar bicameral em que os deputados e os senadores são eleitos por quatro anos, embora exista a possibilidade de dissolução antecipada das Cortes por decisão do presidente do Governo.



terça-feira, 18 de novembro de 2008

O turismo espanhol



A Espanha brilha nas artes e cultura com seu destacando o flamengo, música, pintura, arquitectura, literatura, cinema, desporto e suas Maravilhosas Festas!

A melhor época para ir a Espanha é principalmente no verão, centenas de Europeus em vão a busca de suas artes e suas praias que são fascinantes ..

O Turismo em Espanha é muito importante para a economia espanhola. A gastronomia e o clima são os principais factores que ajudam para o sucesso do turismo no país.

Durante muito tempo promoveu-se quase unicamente o turismo de sol e praia, em razão de um clima bastante mais temperado e quente do que noutros países europeus. As temperaturas no verão variar entre os 20º e os 40º ou mais e muitas regiões chegam a ter mais de 300 dias de sol por ano, com Verões geralmente muito secos.

Muitas localidades costeiras, especialmente o Levante (região de Valência situada a Este de Espanha, e limitada pelo Mar Mediterrâneo a Este, pela Catalunha a Norte, pela Província de Múrcia a Sul e pelas regiões de Castilla-La Mancha e Aragão a Oeste).

terça-feira, 11 de novembro de 2008

História

Hispania Pré-romana


-Acontecimentos importantes-

»800.000 a.C.=>Esta data representa o início da presença humana na Península Ibérica.

»700 a.C.=>Data que relata a ocupação dos Fenícios , na costa peninsular oriental de Espanha.
Cidades importantes que foram fundadas.
-Gadir,(Cádiz);
-Málaca,(Málaga);
-Abdera,(Adra);

Antes da ocupação da Península Ibérica, pelos Fenícios, localizavam-se povos, Celtas e Iberos, uns permaneciam a norte outros a sul,e junto a estes existiam os Celtiberos.

A civilização Ibérica, segundo a maioria dos historiadores deduzem, teve origem de uma mistura dos povos Indo-europeus,dos Celtas, dos pocos Ibéricos autóctones, ou seja povos nativos que tiveram origem púnica e grega do início da romanização.


Período romano


-Hispânia Citerior;
-Hispânia Ulterior Ø 195 a.C.=> Os romanos dividem o território ibérico em duas divisões:


Ø 110 a.C=> Introduz-se em Hispânia o processo de romanização, com a infiltração da Língua, dos costumes da economia, etc. Este regime irá durar até meados do século III.

Ø 27 a.C=> Surgimento das províncias:
-Tarraconense
-Bética
-Lusitânia

Ø 216 d.C=> Aparecimento da Nova Hispânia Citerior Antoniana ,aproximadamente onde são as Astúrias.









Invasões germânicas e o reino visigodo





Na península ibérica, como em outras províncias romanas, a predominância do império romano foi caindo gradualmente


Quando o processo de romanização começa a desfalecer em Hispânia, há uma debilitação da autoridade central, nos séculos III, IV e V que antecede aos processos simultâneos da <> com este processo as tribos germânicas adoptam esta lei romana.





Reino visigodo






Dos povos bárbaros, existentes na época, os visigodos éramos mais romanizados, foram eles quem mantiveram o sistema legal romano em Hispânia .O regime relacionado era o Feudal típico. O que predominou foi a religião católica, propagando-se pelo reino,e sendo apoiada por um rei católico, chamado Recaredo.





Das Invações muçulmanas à Espanha





As invações muçulmanas que tiveram início no séc. V eram comandadas pelos árabes, que tinham como objectivos difundirem a fé Islâmica e estenderem os seus territórios.


Cidades importantes conquistadas:


-Toledo


-León


-Sevilha


-Mérida



Ao longo de toda reconquista, muitos condados tentaram a independência, mas só o condado Portucalense e o condado de Castela a conseguiram.



A grande resistência dos mouros só se deu por vencida, com um grande esforço dos Reis Católicos, que em 1492,conseguem unificar os estados de Castela, Navarra, Aragão e Granada, em quatro reinos.


No final da reconquista e com os reinos unificados pelos Reis católicos formou-se Espanha. E…por coincidência neste mesmo ano houve a descoberta da América por Cristóbal Cólon.




fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Espanha


trabalho reaizado pela Sónia!!!



terça-feira, 21 de outubro de 2008

Apresentação do trabalho

Este es nuestro blogger que habla de la cultura española...
iremos apresentar-vos o nosso trabalho para este ano:

Lídia:

A.1 Desporto
1.1.Jogos olímpicos
1.2.Desportos com grande influencia

B. 1 Turismo
1.2. Zonas de turismo
1.3.Férias em Espanha

C.1 Gastronomia
1.1 Comidas engraçadas

D.1-Dança
1.1 Flamenco
1.2 Salsa
1.3.Bachata

E.1-Geografia
1.1 Localização de Espanha
1.2 Fuso-horário
1.3 Clima
1.4 Cidades de Espanha(principais)


Sónia:


A- História
A.1 Hispânia Pré-Romana
A.2 Período romano
A.3 Invações Germânicas e o Reino visigodo
A.4 Invação Mulçumana e a Reconquista

B- Politica
B.1 Monarquia parlamentarista Espanhola
B.2 História recente
B.3 Chefe de Estado
B.3 Poder legislativo
B.4 Poder executivo
B.5 Poder Judiciário
B.6 Comunidades Autónomas

C- Religião
C.1 Em que acreditam os Espanhóis?
C.2 Religião Católica
C.3 Religião Mulçumana

D. Os idiomas de Espanha
D.1 Onde se Fala?
D.2 De onde vieram?
D.3 Quantos São?
D.4 Outras Línguas

E.1 Artes
E.1.Artistas e suas pinturas
E.1.1 idade comtemporania
E.1.2 idade moderna
E.1.3 Antoni Tàpies
E.1.4 Pablo Picasso
E.1.5 Ángel Mateo Charris
E.1.6 Diego Velázquez
E.1.7 Francisco de Goya
E.1.8 Ribera

E.3.Cinema
E.4.Teatro
E.5.Literatura
E.6.Esculturas e monumentos