Os Idiomas de Espanha
-Onde se fala?
-Quando te perguntam que idioma se fala em Espanha, qual é a resposta mais obvia?
-Espanhol, claro! Certo?
-ohm…mais ou menos.
O castelhano (Espanhol) é apenas uma das várias línguas que se fala no país. Mas…se soam como dialectos de tão distintos, poderia existir um idioma dentro de outro.
Se querem visitar Espanha têm que conhecer as línguas.
Se não querem … azar o vosso, vão conhecer à mesma.
>A Norte, temos a região Basca, onde há pessoas que falam Euskara, (não se parece nada com Espanhol) e … sim é uma língua.
>A Noroeste, (depois do Norte de Portugal) há uma região chamada Galícia, onde se fala Gallego. È quase um MISTO de castelhano com português, claro só podia ser, com Portugal mesmo ao lado.
>A leste “podemos” falar catalão, quer dizer, eles lá dizem que falam Valenciano, mas… olha, quem somos nós para dizer que não.
>E finalmente, chegamos ao sul para falar… outras mais línguas, que não são oficiais, mas que se falam à mesma. E o sotaque a sul é tão marcado que parece mudar de língua. (Qual é que não parece!?)
Na actualidade o espanhol conta com a enorme variedade de pronuncia, conforme a região geográfica.
-De onde veio?
>A língua castelhana é o idioma de alguns países da América do sul e central como em Espanha Esta língua tem cerca de cinquenta milhões de falantes e era conhecida nos tempos medievais pelo nome da região de Castela onde formou a população que deu origem à língua castelhana.
Na formação do castelhano podemos distinguir três períodos de mudança:
>O castelhano antigo ou Medieval (séculos X ao XV);
>O espanhol moderno (séculos XVI e XVII) e;
>O espanhol contemporâneo.
Apesar de ser um idioma falado em diferentes regiões, a ortografia e as normas gramaticais asseguram a integridade da língua.
A base de idioma “Espanhol” formou-se do amalágoma das diversas línguas da Península Ibérica, sendo a população de Castilha, o 1º povo a pronunciá-la muito antes das guerras medievais serem travados. Formando assim a língua oficial de Espanha nos dias de hoje.
-Quantos são?
>O idioma espanhol é falado oficialmente por 20 países. Na América, é falado nos países que foram colonizados por Espanhóis e na Europa é falado apenas em Espanha. Este idioma atinge o 4º lugar por ser falado em vários países na tabela dos idiomas mais falados no mundo.
Aqui escrevo os idiomas mais conhecidos em Espanha;
Euskara: Euskara é facilmente a mais incomum linguagem da Espanha, é uma linguagem pouco usual a Europa, uma vez que não se encaixa na família indo-europeia de línguas que inclui o catalão.
Euskara é a língua falada pelo povo basco, um grupo étnico em Espanha e França que cerca de 600.000 Euskara falam.
O que torna Euskara linguisticamente interessante é que não foi demonstrado conclusivamente a ser relacionada com qualquer outra língua.
>Algumas das suas características incluem três classes de quantidade(única, plural e indeterminada),em que qual quer caso, é provável que Euskara, ou pelo menos a linguagem foi desenvolvida há milhares de anos, e em um tempo em que foi falado em uma região muito maior.
Catalão: O catalão é falado não só em Espanha, mas também em partes de Andorra. Catalão é algo como um cruzamento entre espanhóis e franceses, e alguns dizem, podem ser mais semelhantes aos italianos do que espanhol. Cerca de 4 milhões de pessoas utilizam catalão como primeira língua, com que muitos também falam sobre ele como uma segunda língua.
Galego: O galego tem fortes semelhanças com Português, especialmente no vocabulário desenvolvido em conjuntos com Português até o 14º século. Para falante negativo galego, Portugal com algumas comunidades na América Latina
Castelhano: O castelhano ou espanhol é nome atribuído a uma língua românica originaria da Espanha e que hoje é a língua mais falada das Américas. O idioma castelhano tem essa denominação por ser originário da região de Castela é a língua ocidental que possui mais falantes.
Outros idiomas: Por toda a Espanha estão espalhadas variedades de pequenos grupos étnicos com seus próprios idiomas, a maioria deles latino derivados. Entre elas, aragonês, asturiano, Calo, Valência, Extremaduran, gascão e Occitano.