Geografia da Espanha
Localização Geográfica
A Espanha ocupa a maior parte da península Ibérica. Limita-se ao norte com o golfo de Biscaia, a nordeste com a França e Andorra, a leste e a sul com o mar Mediterrâneo, a oeste com Portugal e o oceano Atlântico. Mais da metade do país é constituída de planaltos, chamada Meseta Central, onde está situada Castela e La Mancha (de onde é Dom Quixote) - possui altura média de 600 m, onde se destaca a Cordilheira Central. O clima é continental no interior, mediterrânico na costa leste, sul, ilhas Baleares, Ceuta e Melilla, e oceânico no norte. Os principais rios são: Tejo (Tajo), Ebro, Douro (Duero), Guadiana, Guadalquivir e Minho (Miño).Espanha tem 500 mil quilometros quadrados de superfície incluindo o arquipélago das canarias e cidades em África.Dentro da Europa, é uma das maiores nações pelo tamanho. Situa-se na Península Ibérica juntamente com Portugal.Apenas por uns 70 quilometros pelo Estreito de Gibraltar. Sua costa sudoriental está banhada amplamente pelo Mediterrânio, mar que tem desempenhado um importante papel na história espanhola.
A forma em que a península ibérica se fecha sobre o Mediterrânio e converte-se em passo obrigatório da Europa do centro para o Atlantico e o novo mundo, assim como os mais de 3000 quilometros de litoral que possui, são uma das rações que explicam a abundante presença de grupos que procuraram na Espanha novos horizontes e novas formas de vida como foram os cartaginenses, os fenícios, os romanos, visigodos e finalmente os árabes. Enquanto que pela costa, especialmente a Mediterrânia, Espanha torna-se acesível, a cadeia montanhosa Pirenaica que a separa da França converte-la num a espécie de Forte da Europa. Este isolamento natural faz considerar à península como um pequeno continente que viu-se obrigado á sobreviver por sí próprio.
Além dos Pirineos que são as montanhas mais altas no território, conta com várias cordilheiras menores como são a Cantábrica e a Galaica no norte, e a Bética no setor meridional,estas surpreendem com suas altitudes.Devido a aproximidade com o mar se sente o cheiro e consigue-se divisar, criando um espetáculo enigmático de influência na cultura espanhola. Para o centro um planalto constante, de uma altitude que ronda os 600 metros, está rodeado por serras menores que fundiram-se com a história espanhola: a Serra Morena na Andaluzia, a serra de Gredos em Castela, Guadarrama entre Castela e Madrid e Guara em Aragón, são alguns exemplos desta sucessão de montanhas que se impoem na vida hispana.
Espanha tem um grande privilegio devido a presença de um grande leito fluvial.Os rios abundantes com os seus afluentes a cruzar-la e dar vida à suas terras. O Ebro, no oriente, o Duero no centro e norte, o Tajo, que atravessa o coração da península, o Guadiana, com o seu misterioso aparecer ao largo da Espanha e o Guadalquivir.Como caraterística diferentes,as cidades das costas e as serras, unem a sua beleza histórica num a bruma frequente que revela a relação com a humidade e as envolve num ar de mistério constante.
As ilhas de espanha temem uma beleza de vários elementos. As Ilhas Canárias, por exemplo, são um território vulcânico que temen as montanhas altas, as mesetas e parques naturais até as costas onde o ir e vir do mar relaxa e permite ter um fluido tráfico, enquanto que as Ilhas Baleares tornaram-se o paraíso para muitos veraneantes, graças a suas espléndidas praias.
Sem comentários:
Enviar um comentário